Novidades no mercado de Design

Quem trabalha com comunicação em geral deve estar atento há várias tendências e novidades relacionadas a profissão. Muitas coisas se renovam de tempos em tempos algumas novidades surgem outras modinhas se vão… estar antenado garantirá a você maior autoridade em seu mercado. Consequentemente, você terá mais clientes ou mesmo empresas de maior porte poderão se interessar pelo seu trabalho.

As tendências do design gráfico para 2019 trouxeram entre outras coisas cores vivas e brilhantes. Como podemos perceber essa tendência pegou com força durante esse ano. A tendencia design gráfico 2020 no quesito cores é manter cores fortes e vivas no design em geral.

Ainda seguindo a tendência design gráfico 2019, podemos perceber que as logos flexíveis continuaram em alta. Devido a grande diversidade dos dispositivos que tem acessado a internet, foi criada essa nova modalidade. Isso devido ao fato que esses dispositivos tem tamanhos de telas e resoluções diferentes, obrigando os designers a se adaptarem para evitar distorções. Um dos exemplos mais poderosos que podemos perceber é do Google.

Tendencia por vídeos animados
Você já deve ter percebido que as animações tem dominado as redes sociais e internet, a tendencia design grafico 2020 garante que isso irá continuar. Se preparar para isso também pode ser um belo diferencial para ser portfólio, designer gráfico.

Os vídeos animados, estão dominando o cenário atual, justamente pela pegada mais divertida frente aos vídeos tradicionais. Esse novo formato de vídeo tem sido usados mostrar de uma forma mais eficaz e interessante detalhes sobre produtos e serviços. O intuito maior das animações é criar uma conexão com o telespectador, prendendo a sua atenção. A utilização de formatos simples, imagens animadas, textos e narração contribuem para a maior absorção do conteúdo.

Antes de iniciar tenha em mente um modelo de animação e um roteiro de conteúdo para seguir. Analise nos mínimos detalhes animações que você já viu e gostou isso pode te ajudar na criação da sua própria animação.

Mas, se ao invés de criar do 0 você queria um template com várias animações nossos parceiros do kit designer podem ajudar! No momento em que escrevo essa matéria eles tem mais de 750 stores animados em sua plataforma. Além disso, lá você ainda poderá encontrar um pack vídeo com vários templates editáveis.

Tipografia 2020
A tipografia é um dos pilares essenciais em qualquer produção do design gráfico! Aqui e nosso blog temos vários materiais sobre a tipografia, desde os conceitos fundamentais, ferramentas de detecção de fontes até bancos gratuitos de fontes.

Segundo a definição do Dicionário online português, tipografia é o “processo de impressão, no qual se usam formas em relevo (caracteres móveis, gravuras, clichês etc.)”. O significado vai muito além de um simples objeto gráfico formando um texto. Nós sabemos que durante o processo de criação gráfica, a maior preocupação do designer, é que todos os elementos devem estar conversar entre si criando um objeto harmonioso. Sendo assim, devemos conhecer a fundo cada elemento que faz parte do projeto, em especial a fonte.

A tendência design gráfico 2020 para a tipografia é seguir a tendencia 2019. Consequentemente, usar fontes grandes e/ou artísticas e dar ênfase a escrita. Você já percebeu essa tendencia no meio do design gráfico em geral? Eu particularmente ando percebendo nas redes sociais artes com fontes grandes e/ou manuscritas em evidencia.

Tendencia design gráfico 2020 para cores
A tendencia design gráfico 2020 para as cores é seguir o mesmo ritmo da tendencia 2019 para para “tons retrôs”. Consequentemente, poderemos ver cores fortes e vibrantes nesse novo ano se aproxima. Se você tem dificuldades na combinação de cores você pode encontrar em nosso blog várias dicas para a combinação de cores.

Seria também muito interessante o estudo da teoria das cores, dessa forma você poderá entender dos fundamentos das cores. Facilitando ainda o seu entendimento sobre os significados das cores e sua influência no design final.

A tendencia por cores retrôs dos anos 80 e 90 no design gráfico 2020 promete trazer uma explosão de cores e combinações fortes, como por exemplo vermelho e amarelo. Se bem combinadas essas cores podem trazer sensações artísticas incríveis… Por isso faça um briefing detalhado sobre o tema central da arte. Consequentemente, você terá ideias para montar não só a paleta de cores como toda a arte. “Abuse” mais do que nunca das cores fortes em 2020!

Tendencia vintage
O vintage traz um estilo retro com detalhes todo especiais. Ele ainda é tendencia desse ano e para o próximo 2020 também. A tendencia design gráfico 2020 traz os elementos que compõem o vintage como por exemplo: gráficos vívidos e cores pálidas.

Esse tipo de design é muito bem aceito por diversas culturas. Consequentemente, usa-lo em seus trabalhos garantirá sucesso e elogios de clientes. Por ser um estilo valorizado, o retro é o lugar onde a maioria das pessoas querem estar.

Os principais elementos que compõem o vintage são as cores, fontes manuscritas, fotografias antigas, formas geométricas entre outros.

Já falamos sobre alguns desses elementos nos respectivos blocos de textos. Mas, das formas geométricas e ilustrações ainda não havíamos falado! As formas geométricas e ilustrações tem sido vistas com muita frequência em animações e vídeos do tema. E você já deve ter percebido isso não e mesmo?

Uma coisa que você talvez não saiba é que as formas geométricas tem significados. Assim como tudo na comunicação visual, os formatos geométricos tem significados que você pode conferir aqui em nosso blog. Uma pegada bastante comum no vintage são as bolinhas (círculos) algumas grandes outras menores.

Ainda poderemos perceber estampas florais entre outros elementos de tema retro.

Tendencia por Bicromia
Se você nunca ouviu essa palavra na vida fique tranquilo vamos te explicar direitinho essa tendencia design gráfico 2020. A bicromia está ligada ao estudo das cores. Não sei se você já conhece os modos de cores e principalmente as diferenças entre RGB e CMYK. Para você sabe o que é bicromia ao meu ver ficaria mais fácil entendo esses modos de cores.

A bicromia é a utilização de apenas duas cores em uma arte, coisa que você deve estar vendo com alguma frequência já há algum tempo. Esse termo bicromia é relacionado aos termos policromia que é a impressão colorida em quatro cores. Também existe a tricromia que designa a utilização de apenas 3 cores no impresso/arte. Esses nomes têm relação direta ao RGB que designa as cores: vermelho, verde e azul e o CMYK cian, azul, amarelo e preto.

O uso da bicromia nada mais é que o contraste entre duas cores. Esse processo hoje em dia é facilitado devido aos softwares de pontas que temos acesso. Consequentemente, termos uma bicromia harmônica e equilibrada em nossas artes.

 

Fonte: A Ideia Digital

WeCreativez WhatsApp Support
Fique a vontade e nos diga o que precisa! Estamos ansiosos em ajudar!
Olá, o que precisa?